O Encontro Pastoreio Jovem (EPJ) foi criado em 1990 por Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila. A ideia era que existisse um grupo jovem que pudesse acolher os filhos de militares que chegavam a Brasília. Durante muito tempo o Pastoreio Jovem era direcionado apenas a comunidade militar, mas aos poucos foram abertas vagas para civis que também pudessem participar do movimento.

Por muitos anos o grupo esteve sobre as diretrizes da Arquidiocese Militar do Brasil, mas em 2016, por tornar-se um grupo majoritariamente civil, foi transferida para a Arquidiocese de Brasília muito bem recepcionada por Dom Marcony que deu ao grupo sua nova casa, o Santuário do Santíssimo Sacramento, acompanhado pelo pároco e novo diretor espiritual, Padre Wilson.

Atualmente o encontro é realizado duas vezes por ano. Os jovens que fazem o Encontro são convidados a trabalhar no próximo em prol dos novos “encontristas”. A coordenação geral, o chamado G6, é composta por três casais que são responsáveis pelo direcionamento do grupo. São todos jovens trabalhando para os jovens, sempre guiados pelo auxílio do Espírito Santo.

Desde a primeira edição, mais de dois mil jovens já passaram pelo Pastoreio. O grupo não se resume apenas a dois dias de encontro. São realizadas reuniões formativas com temas sobre a doutrina e liturgia da Igreja Católica, acontecem quinzenalmente na Paróquia do Santíssimo Sacramento, das 20h às 22h.

O EPJ também desenvolve atividades como Ações Sociais, o Santo Terço nas casas dos jovens do grupo, produz uma gincana a cada semestre para arrecadação de alimentos, Retiros de aprofundamento e espiritualização, Adorações, entre diversas outras atividades.

Para fazer parte do grupo, basta entrar em contato no seguinte email: pastoreiojovem@gmail.com

Páginas nas redes sociais:

Instagram e Twitter @pastoreiojovem

Facebook /pastoreiojovem

“Vem pro Pastoreio, o amor de Deus está aqui”