Com o objetivo de criar uma consciência na comunidade, da necessidade de ser colocado em prática o quinto mandamento da Igreja que determina:                                 

    “Ajudar a Igreja em suas necessidades”,

A pastoral do Dízimo também é uma pastoral evangelizadora que buscar sustentar a paróquia em suas obrigações.

“Dá glória a Deus de bom coração e nada suprimas das primícias (do produto) de tuas mãos. Faze todas as tuas oferendas com um rosto alegre, consagra os dízimos com alegria. Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por ele, dá de bom coração de acordo com o que tuas mãos ganharam, pois o Senhor retribui a dádiva, e recompensar-te-á tudo sete vezes mais”. (Eclesiástico 35,10-13)

Histórico da Pastoral:

Em meados de 1995 foi criada a Pastoral do Dízimo da Paróquia N. Sra. do Santíssimo Sacramento, e o casal escolhido para coordenar a Pastoral foi Luiz Paulo e Maria Inês Bittencourt acompanhados dos casais Francisco e Aurineide  da Silva, Eládio e Miriam Mendonça. As dificuldades de implantação da Pastoral foram imensas, que vão desde a conscientização do compromisso, passando pela desconfiança da aplicação dos recursos ofertados, identificação de novos casais para compor a Pastoral e dividir as tarefas do fim de semana, etc. Enfim, foi um trabalho de formiguinha, que foi criando corpo com o apoio da Comunidade, até consolidar-se definitivamente como elo financeiro entre a Paroquia e a Comunidade. Com a entrada de novos colaboradores para Pastoral, estabeleceu-se o rodizio na coordenação com o objetivo de estarmos sempre buscando oxigenar a Pastoral com novas ideias. Neste período passaram pela Coordenação da Pastoral do Dízimo: Antônio Miranda e Glória Amaral, Álvaro e Graça dos Anjos, Jucemar e Márcia Imperatori, Carlos e Sandra Quezado e outros.

Hoje, a Pastoral do Dízimo conta com 29 (vinte e nove) colaboradores sendo 12(doze) casais e 5 (cinco) independentes, coordenados por Álvaro e Graça dos Anjos.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pela Pastoral destacam-se:

  • Reunião Mensal da Pastoral – Acontece toda 2ª segunda-feira do mês na Paroquia, após a Missa das 19h30.
  • Plantão do Dízimo – durante todas as Missas do final de semana, temos o Plantão do Dízimo, onde são destacados 2 (dois) casais ou 1 (um) casal e 1 (um) independente para o recebimento das contribuições dos Dizimistas.
  • Missa do Dizimista – todo terceiro domingo do mês, acontece a Missa do Dizimista, momento de agradecermos a Deus por todos os Dizimistas de nossa Paróquia. Após a Missa, a Pastoral do Dízimo e oferece um café da manhã para todos os participantes da Missa (Dizimistas e Paroquianos). Esta atividade congrega toda a Comunidade e Dizimistas e Paroquianos também levam sua contribuição (doces, salgados, refrigerantes) aumentando a integração da nossa Paróquia.
  • Missa da Páscoa do Dizimista – acontece no domingo da Missa do Dizimista após a Páscoa. É uma verdadeira festa da Unidade dos Dizimistas de nossa Paróquia. Todos os Dizimistas e seus familiares são convidados formalmente, através de Convites enviados para seus endereços, para a Celebração da Missa da Páscoa do Dizimista. Em seguida acontece uma grande Confraternização no Salão Paroquial. Todos são convidados a contribuir para a Confraternização que realmente é um sucesso.
  • Festa do Padroeiro – A Pastoral do Dízimo participa da Festa com a Barraca “Iguarias do Milho”, sucesso total.
  • Confraternização da Pastoral – acontece duas vezes por ano, no 1º semestre acontece Confraternização com Catequese (durante o dia, domingo, seguido de almoço). No 2º Semestre a Confraternização de Final de ano (normalmente um Jantar no primeiro sábado do mês de dezembro).